DNIT segue com atuação emergencial na Serra da Rocinha
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue avançando com as obras emergenciais no km 50 da BR-285/SC, em Timbé do Sul, na Serra da Rocinha. A intervenção contempla a construção de uma contenção com cerca de 50 metros de altura, composta por duas cortinas atirantadas e por telas de alta resistência grampeadas — estrutura projetada para prevenir novos deslizamentos e garantir a segurança dos usuários da rodovia.
Atualmente, os trabalhos concentram-se na execução das cortinas atirantadas superior e inferior, situadas na encosta acima da rodovia. A metodologia adotada é o sistema top-down (de cima para baixo). As fundações da cortina superior já foram concluídas e, recentemente, teve início a execução das fundações da cortina inferior. A estrutura superior terá 6,80 metros de altura, enquanto a inferior alcançará 5,30 metros.
Até o momento, a equipe finalizou a instalação da primeira linha de tirantes da cortina superior e concretou cerca de 25% dos painéis da estrutura, o que corresponde a uma altura de 1,80 metro.
As atividades em andamento incluem escavação, transporte do material escavado, perfuração para a instalação de novos tirantes, além da armação e montagem de formas para a concretagem da segunda linha da cortina superior e das fundações da cortina inferior. A primeira etapa da obra foi concluída com o grampeamento do solo na parte superior da encosta — fase que reforça e estabiliza o terreno por meio da aplicação de tirantes de aço e telas de alta resistência.
Após a finalização da cortina superior, os mesmos procedimentos serão aplicados na cortina inferior, localizada mais próxima da rodovia. A etapa final da intervenção será um novo grampeamento do solo, desta vez na porção inferior da encosta, nas imediações do trecho a ser pavimentado.
O valor total do investimento é de R$ 62 milhões. O contrato prevê ainda a pavimentação de um segmento de 80 metros da rodovia. A conclusão dos serviços está prevista para dezembro de 2025.
Fonte: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)