O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou uma Série de ensaios para avaliar a qualidade do pavimento de concreto na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul (SC). Os testes fazem parte do controle técnico do empreendimento e súo conduzidos pelo Consórcio Construtor do Lote 2 das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC.
O método da Mancha de Areia ã utilizado para avaliar a profundidade média da macrotextura do pavimento, medindo a rugosidade superficial da pista. A macrotextura tem grande influ¬ncia na ader¬ncia dos pneus ao pavimento, sendo essencial para a segurança viíria, conforto dos usuírios e redução do risco de aquaplanagem, além de melhorar a drenagem da ígua da chuva.
Jí o International Roughness Index (IRI) ã um ¡ndice utilizado para medir a irregularidade longitudinal do pavimento. Na Serra da Rocinha, está sendo utilizado o equipamento 'Merlin', uma estrutura metílica com uma barra oscilante e um sistema de medição acoplado. Esse equipamento permite avaliar as variações da superf¡cie ao longo da rodovia. Os dados coletados súo essenciais para monitorar o desempenho da via, identificar a necessidade de manutenção e garantir a qualidade cont¡nua da estrada.