Voltar para Notícias
23 de Dezembro de 2024 Programas Ambientais

Visita à Fazenda dos Ausentes conclui etapa de projeto educativo

Visita à Fazenda dos Ausentes conclui etapa de projeto educativo
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental da BR-285/RS/SC, realizou a primeira etapa de campo do projeto de Educomunicação Socioambiental voltado para os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Antnio Início Velho, localizada em São Jo

Galeria de Fotos

Visita à Fazenda dos Ausentes conclui etapa de projeto educativo
Visita à Fazenda dos Ausentes conclui etapa de projeto educativo
sé dos Ausentes (RS). Essa ação faz parte de um conjunto de atividades que buscam promover, fortalecer e valorizar o turismo local, destacando os benef¡cios trazidos pela rodovia para o desenvolvimento da regiúo.

O projeto, que teve in¡cio em agosto, jí contou com oficinas e palestras abordando temas de relevóncia regional. A proposta ã utilizar metodologias e ferramentas de educomunicação para criar projetos que evidenciem ou problematizem questÁes locais, tendo em vista o potencial do turismo e a Conservação ambiental.

No in¡cio de dezembro, os alunos visitaram a Fazenda dos Ausentes, onde foram recebidos pelo proprietírio, Dalvone Borges Velho, que compartilhou a história da fazenda, datada do século 18. Ele explicou como, no per¡odo colonial, as sesmarias eram concessÁes de terras feitas pela Coroa Portuguesa para cultivo e povoamento. A propriedade, que preserva vest¡gios como as taipas de pedra, tem uma conexúo direta com a história dos Campos de Cima da Serra, marcando a importóncia da pecuíria e do tropeirismo na economia e cultura da regiúo. 

Durante a visita, os estudantes realizaram registros fotográíficos, filmagens e anotações, com o objetivo de traduzir o aprendizado em materiais que serção apresentados no práóximo ano. ôA BR-285 é um acontecimento Histórico, cultural e econámico dos mais importantes. Meu trabalho é contribuir para que os jovens conheçam um pouco mais da nossa histáória e para que o nosso povo esteja mais turisticamente preparado para este impacto, destacou Dalvone.