O avanço das obras chama a atenção de quem circula nas proximidades do pórtico de
entrada de Timbé do Sul. No in¡cio do trecho que contorna o munic¡pio, entre o km
33+800 e o km 35+660, foi conclu¡da a terraplenagem e jí iniciada a pavimentação
asfíltica. O DNIT alerta para o movimento intenso de maquinírio pesado na regiúo
visando a execução da drenagem urbana e da interseção que irí organizar o trífego
local. Neste per¡odo podem ocorrer modificaºÁes na rodovia, como pequenos desvios
ou passagem em meia pista. Por isso, a recomendação ® reduzir a velocidade e
respeitar a sinalização de segurança.
Entre a Vila Belmiro e o P® da Serra, segmento de 5 quilmetros jí pavimentado,
foram conclu¡das as obras complementares e a sinalização horizontal e vertical.
Também jí estão finalizados, na Serra da Rocinha, os quatro viadutos projetados para
melhorar o raio das curvas mais sinuosas. Além disso, seguem sendo posicionadas na
serra as barreiras New Jersey, estruturas de concreto que visam garantir maior
segurança aos usuírios.
Nos 5 quilmetros finais do trecho serrano, estão em andamento os serviços de
terraplenagem, implantação dos dispositivos de drenagem e pavimentação dos
segmentos em que a plataforma da rodovia encontra-se na configuração final. Em
relação ás obras de contenção de encostas, destaca-se a continuidade da construção
da estrutura prevista entre o km 48+900 e km 49+000, pr│ximo ao primeiro viaduto.
O Consórcio Construtor do Lote 2 ainda deu in¡cio á recuperação de uma írea definida
como passivo ambiental em São José dos Ausentes (RS). Trata-se do segmento de
1.750 metros entre a futura interseção da RS-020 com a BR-285 projetada at® a Divisa
Estadual, o qual serí desativado após a implantação da nova rodovia. Nesta írea está
sendo depositado o material excedente das escavaºÁes realizadas no topo da Serra da
Rocinha, atividade que tem a anu¬ncia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos
Recursos Naturais (Ibama). Muito em breve, portanto, o trónsito serí desviado para o
novo traçado.