A Conservação da flora durante as obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC vai além do manejo das espécies protegidas e ameaçadas, incluindo também a realização de atividades de educação ambiental com as comunidades locais.
No dia 03 de abril, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) organizou uma sa¡da de campo com alunos da Escola Municipal Aparados da Serra, em São José dos Ausentes (RS), com o objetivo de promover o conhecimento sobre as plantas nativas e as medidas de mitigação dos impactos á vegetação.
As turmas do 6? e 8? anos tiveram a oportunidade de visitar um s¡tio localizado no vale da nascente do rio das Antas, onde a equipe de Gestão Ambiental do empreendimento compartilhou informaºÁes sobre o bioma Mata Atlóntica, destacando a importóncia de suas florestas e ecossistemas. Foram também enumerados os cuidados executados ao longo das obras, como a coleta de germoplasma (sementes, plóntulas e frutos) para propagação no viveiro implantado pelo consórcio construtor, bem como os transplantes das espécies identificadas no traçado da rodovia.
Um guia de turismo do munic¡pio participou da atividade e apresentou aos alunos as perspectivas de geração de emprego e renda por meio da Conservação da biodiversidade. O condutor contou sobre a sua trajetória e salientou que os turistas buscam vivenciar experi¬ncias aut¬nticas e de contato direto com a natureza. Neste contexto, o turismo rural e o ecoturismo súo alternativas que t¬m como princ¡pio o respeito ao meio ambiente e a valorização das tradiºÁes locais.