As férias de inverno súo uma oportunidade de descanso para os alunos e também de atualização
pedag│gica para os professores. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Modesto, em Timbé do
Sul (SC), as atividades de formação contaram com palestras da equipe contratada pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para executar a Gestão Ambiental (STE S.A.) das obras
de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC. Ao longo de toda a terça-feira, 18/07, os técnicos
abordaram temas relacionados á educação ambiental, arqueologia e flora.
A proposta remete ao segundo módulo do curso de Introdução á Educação no Processo de Gestão
Ambiental, cujo objetivo ® realizar príticas educativas a partir dos impactos gerados pelo empreendimento,
potencializando o desenvolvimento de atitudes necessírias á participação social na gestão e uso dos
recursos naturais. O educador ambiental Cau¬ Canabarro discorreu sobre a evolução das leis ambientais
e das pol¡ticas póblicas dispon¡veis no Brasil, ressaltando a criação de ferramentas como o licenciamento
ambiental. Ele enumerou as etapas e estudos necessírios para a implantação de um empreendimento
como a BR-285/RS/SC e destacou o papel da Gestora Ambiental no processo por meio de fotos e detalhes
de parte dos 24 Programas Ambientais executados.
A arqueóloga Mariana Araójo Neumann exps o trabalho realizado no ómbito do Programa de Prospecção
e Resgate Arqueológico, destacando o salvamento do s¡tio arqueológico Arthur Piassoli localizado em uma
írea do contorno urbano de Timbé do Sul, bem como o constante monitoramento das obras para poss¡vel
localização de novas evid¬ncias. Ela falou sobre as técnicas utilizadas e deu exemplos de materiais de
pedra lascada e polida encontrados na regiúo, os quais remetem a sociedades ind¡genas pr®-coloniais.
Além disso, a profissional sugeriu atividades e temas que podem ser trabalhados em sala de aula sobre
histáória e Patrimônio. ?ôEstamos produzindo em campo conhecimento cientáfico de ponta que pode ser
imediatamente compartilhado com a comunidade, frisou.
Em relação á flora, o engenheiro florestal Rafael Cubas enumerou as aºÁes de supervisúo realizadas pela
equipe. Ele mencionou os cuidados indicados durante a supressúo da vegetação e explicou como ocorrem
os transplantes de espécies protegidas por lei, a realocação de ep¡fitas, o resgate de material genético de
plantas representativas, entre outras iniciativas de Conservação. Cubas informou que o DNIT dí especial
atenção ás espécies exóticas invasoras localizadas na faixa de dom¡nio da rodovia, as quais devem ser
suprimidas e o solo removido e confinado para evitar a proliferação. Além da teoria, os professores tiveram
a possibilidade de conhecer um pouco da prítica em visita ao viveiro de passagem do Lote 2. No local, o
engenheiro apontou as principais espécies resgatadas na Serra da Rocinha e a importóncia ecológica das
mesmas.
A educadora ambiental Ciane Fochesatto ainda apresentou o Infoambiente
da Gestão Ambiental. As camadas permitem, por exemplo, a visualização das quilometragens, limites
municipais, bacias hidrogríficas, solos, vegetação, entre outros aspectos. Para a diretora da escola,
Fabiana Alexandre Panatta, as informaºÁes compartilhadas pela equipe aprofundam o conhecimento
ambiental dos docentes. ?ôáÔé¼s vezes temos uma ideia superficial sobre alguns temas e vocá¬s nos prestam
esses esclarecimentos. São informaºÁes que serúo multiplicadas e constru¡das em conjunto com a
comunidade. áÔÇ? uma verdadeira reciclagem, afirmou.