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10 de Janeiro de 2017 Obras

DNIT monitora emissão de ruídos nas obras da BR-285/RS/SC

DNIT monitora emissão de ruídos nas obras da BR-285/RS/SC
A emissúo de ru¡dos gerados pelas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, entre São
Jos® dos Ausentes/RS e Timbé do Sul/SC, ® monitorada semanalmente pelo Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT). O objetivo ® minimizar os impactos ocasionados por atividades como
a operação de míquinas, o transporte de materiais, a utilização de íreas de apoio e a execução da
terraplenagem. O monitoramento ® realizado pela Gestora Ambiental (STE S.A.) do empreendimento por
meio do Programa de Controle de Ru¡dos, Gases e Material Particulado.

A medição ocorre com o uso do decibel¡metro, equipamento que mede os n¡veis de pressúo sonora. Os
critérios de avaliação obedecem a parómetros da NBR 10.151:2000 da Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT) e da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) no 001/90, que
orienta os ru¡dos externos gerados pelas atividades e serviços, bem como a Norma Regulamentadora (NR)
15 do Ministério do Trabalho e Emprego, que regulamenta as atividades e operaºÁes consideradas
insalubres. A equipe utiliza ainda um anemmetro para verificar a velocidade do vento, cuja variação pode
alterar a intensidade da emissúo alcançada. De acordo com o supervisor ambiental da STE S.A. no Lote 2
(Timbé do Sul), Francisco Feiten, as aferiºÁes acompanham o deslocamento das frentes de obra e súo
realizadas em dois turnos, com tempo de exposição de cinco minutos para cada ponto. ôA recomendação
á® que as atividades ruidosas se limitem ao peráodo das 8h áás 18h e ocorram apenas em dias áóteis, explica.

O n¡vel míximo de som permitido ® definido de acordo com a caracterização ambiental do local, sendo que
a regição da BR-285/RS/SC á® considerada predominantemente rural. ôOs principais páóblicos-alvo do
monitoramento sção os colaboradores e as comunidades lindeiras, acrescenta Feiten. Uma vez
diagnosticados n¡veis de ru¡dos superiores aos previstos na norma vigente, a equipe deve fornecer medidas
de controle de forma a adequar as atividades aos padrações estabelecidos. ôAtá® o momento nção foi preciso
recomendar nenhuma ação mitigadora, afirma o supervisor, lembrando que outras fontes externas de
ru¡dos, como o próprio trífego local da rodovia, também súo registradas e levadas em consideração.