Uma das funºÁes do Programa de Educação Ambiental (PEA) em uma obra ®
sensibilizar para a tomada de consci¬ncia da população sobre o ambiente em que vive
e seus processos de transformação, estimulando o envolvimento da comunidade com
o cuidado e a Conservação dos recursos naturais.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da
Gestora Ambiental (STE S.A.), realizou a segunda etapa do máódulo ?ôRecursos Hádricos
com a comunidade escolar de Timbé do Sul/SC no dia 28 de agosto, como parte das
aºÁes do PEA das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC.
A primeira fase, ôLaboratáório a Cáéu Aberto, aconteceu em julho e deu a oportunidade
a estudantes e professores das instituiações páóblicas de ensino do município " Escola
de Educação Bísica (EEB) de Timbé do Sul e Escola Municipal de Ensino Fundamental
(Emef) Frei Modesto " de visitar o rio Rocinha, experimentar o contato com os
macroinvertebrados bentnicos e reconhecer sua relevóncia em serviços que a
natureza presta ao homem. Estes pequenos organismos, que vivem no fundo de rios e
lagos e compreendem espécies de insetos, minhocas e moluscos, súo utilizados como
bioindicadores da qualidade das íguas por serem muito sens¡veis a alteraºÁes
ambientais no meio aquítico. Nesta primeira etapa, o grupo coletou os animais,
aprendeu a identificar as espécies e a classificí-las de acordo com uma pontuação que
permite analisar a qualidade do corpo h¡drico.
Desta vez, na etapa ?ôLaboratáório Escolar Jovens Pesquisadores, os pequenos
organismos coletados foram levados para o laborat│rio da escola. Os alunos da EEB
Timbé do Sul puderam, entúo, manusear pinças e equipamentos laboratoriais, bem
como conhecer e utilizar a prancha de identificação para chegar ao nome dos insetos
aquíticos. A ecóloga da Gestão Ambiental e responsível pela condução da atividade,
Caroline Voser, comentou que o grupo demonstrou interesse e entusiasmo com o
tema. ?ôA experiá¬ncia práítica agrega conhecimento e importáóncia a conteáÚdos jáí
trabalhados em sala de aula, que podem passar sem a devida atenção, relata a
ecáóloga que ainda acrescentou: ?ôquando as pessoas tá¬m contato e sabem o valor
ambiental, elas preservam.
Os docentes das duas escolas participantes do projeto passarúo pela segunda etapa
da experi¬ncia ainda neste semestre.