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23 de Maio de 2019 Obras

Maio Amarelo: DNIT executa aºÁes para minimizar acidentes na fase de obras da BR-285/RS/SC

Maio Amarelo: DNIT executa aºÁes para minimizar acidentes na fase de  obras da BR-285/RS/SC
O Maio Amarelo ® um movimento internacional de mobilização e conscientização para
redução de acidentes no trónsito. Além de realizar campanhas educativas alusivas ao
tema, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também
executa medidas príticas para garantir a segurança dos usuírios nas rodovias
federais. Na BR-285/RS/SC, em Timbé do Sul (SC), o Programa de Gerenciamento de
Riscos Ambientais contempla diretrizes que buscam minimizar os acidentes com
ve¡culos e pessoas na fase de implantação e pavimentação, bem como orientar a
população em relação aos cuidados durante as obras.

No decorrer da fase de construção, a dinómica dos trabalhos aumenta a possibilidade
de acidentes com ve¡culos e míquinas entre os operírios ou residentes das
proximidades. Por isso, o Plano Bísico Ambiental recomenda aºÁes que podem
contribuir para redução das ocorr¬ncias. O Consórcio Construtor do Lote 2 e a Gestora
Ambiental do empreendimento (STE S.A.) realizam vistorias regulares para analisar as
condiºÁes de sinalização de orientação e segurança. Conforme o especialista
ambiental Francisco Feiten, os principais riscos ocorrem na interação das frentes de
obra com o deslocamento dos moradores lindeiros á rodovia, uma vez que a
população precisa utilizar a via por diversos meios (a p®, de bicicleta, ve¡culos) para
acessar as suas propriedades.

A inspeção ® norteada por uma lista de aspectos que devem ser atendidos, com
destaque para a presença de dispositivos indicando o limite de velocidade permitido,
os desvios de trónsito, a exist¬ncia de atividades construtivas, locais de entrada e
sa¡da de ve¡culos, travessias de pedestres, entre outros. No trecho urbano, entre a Vila
Belmiro e o P® da Serra, a pavimentação asfíltica está sendo implantada
concomitante ao trífego de ve¡culos local, exigindo a adoção de medidas (como a
utilização de tela-tapume) para isolar as obras. ôáÔÇ? importante assegurar que os
dispositivos de sinalização estejam devidamente instalados, acompanhando o avanço
das frentes de obra. Igualmente importante ® a conscientização da população lindeira,
redobrando a atenção quando estiver utilizando a via neste peráodo, explica Feiten.

Outro tipo de acidente que deve ser evitado ® aquele envolvendo o transporte de
cargas perigosas, uma vez que a intensidade de risco está associada á periculosidade
do produto carregado. Neste caso, um acidente de trónsito envolvendo o
derramamento de cargas tóxicas ou potencialmente poluidoras poderí ter uma
magnitude elevada se ocorrer pr│ximo de mananciais, de comunidades lindeiras ou de
íreas preservadas. Na BR-285/RS/SC, a equipe monitora a movimentação dos
combust¡veis utilizados como insumos para a execução das obras. O caminhúo-
comboio deve conter kit de mitigação ambiental (pí, material absorvente e recipiente)
para ação corretiva de eventual derramamento do produto qu¡mico com potencial de
contaminação de solo e ígua. O abastecimento também núo deve ocorrer em írea
sens¡vel ambientalmente. Em função da interdição da Serra da Rocinha, que também ®
uma medida de segurança, núo está sendo verificado transporte comercial de
produtos perigosos, o qual deverí ocorrer somente após a conclusúo do
empreendimento, em regime de operação.