Uma gralha-azul retornou á natureza nesta quarta-feira (06/02), em Timbé do Sul,
quase oito meses após colaboradores das obras de implantação e pavimentação da
BR-285/RS/SC a terem encontrado ferida na Serra da Rocinha. A soltura realizada por
agentes da Pol¡cia Militar Ambiental de Laguna ocorreu nas proximidades do local em
que a ave foi resgatada em junho de 2018. A ação foi acompanhada pelo
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), por meio do
Consórcio Setep/Iva¡/Sotepa e da Gestora Ambiental (STE S.A.) do empreendimento.
A bi│loga do Cons│rcio que executa o lote catarinense, Anait¬ Zanette St╝pp, conta
que localizou a ave com ferimentos na asa e a encaminhou para o Hospital Veterinírio
da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), na cidade de Tubarúo,
comunicando o ocorrido á Pol¡cia Ambiental de Maracají. Uma radiografia constatou a
fratura na asa, sendo necessíria a realização de cirurgia para correção cl¡nica da
lesúo.
Conforme o médico veterinírio e professor da Unisul, Joares May, a consolidação da
fratura demorou cerca de dois meses. Além disso, a gralha passou a ser acompanhada
tambáém pelo Dr. Paulo Rodrigues, especialista em reabilitação de animais. ôComo á®
um animal silvestre, ela apresentou um comportamento muito alterado e de dif¡cil
manejo, explicou o professor. A fase de reabilitação envolveu uma sáérie de etapas
devido ao elevado tempo de cativeiro. May explica que a gralha teve que reaprender a
voar, recuperar instintos como o da caça e ser treinada para ter aversúo ao ser
humano.
Prevenção deve ser reforçada nas rodovias
O Hospital Veterinírio da Unisul tem parceria com a Pol¡cia Militar Ambiental de Santa
Catarina para o acompanhamento e reabilitação de animais silvestres e faz ainda o
atendimento de animais exóticos de particulares. Conforme Joares May, súo recebidos
de dois a tr¬s animais por semana entre répteis, aves e mam¡feros. As ocorr¬ncias
envolvem, em sua maioria, animais atropelados ou alvejados por tiro.
Os atropelamentos em rodovias súo uma das principais causas de mortalidade de
diversas espécies da fauna no Brasil. Para minimizar este impacto nos seus
empreendimentos, o DNIT executa medidas visando prevenir a morte direta de
indiv¡duos e preservar a conectividade da paisagem. No caso da BR-285/RS/SC, a
travessia segura dos animais no trecho catarinense serí facilitada por meio de
estruturas conhecidas como passagens de fauna. Na Serra da Rocinha, írea
preservada e de rica biodiversidade, hí tr¬s destes dispositivos subterróneos. Jí no
trecho urbano haverí ainda duas passagens secas por baixo das pontes sobre os rios
Rocinha e Serra Velha. ┼ôSção medidas extremamente importantes, pois elas acabam
diminuindo o impacto sobre a fauna, salienta o máédico veterináírio.
Ele ressalta, no entanto, que hí diversas aºÁes simples que podem contribuir para
redução da mortandade nas estradas: a manutenção das passagens de fauna, o corte
da vegetação perto das rodovias, o monitoramento na época de transporte de grúos
(que atraem animais para cima da pista) e o controle da velocidade. œFoi feito um
grande trabalho conjunto para recuperação desta gralha-azul, mas o trabalho deveria
ser muito mais de prevenção do que curativo, analisa. Vale salientar que a equipe do
Programa de Educação Ambiental da BR-285/RS/SC trabalha o tema em diferentes
atividades no intuito de sensibilizar os usuírios e comunidades lindeiras á rodovia para
um comportamento de direção preventiva em relação aos atropelamentos.
SAIBA MAIS
Seu nome cientáfico Cyanocorax caeruleus significa ?ôcorvo azul intenso ou azul
celeste. Com cerca de 40 centámetros de comprimento, a gralha-azul á® uma ave
muito inteligente, de comunicação complexa e que vive em bandos hierarquicamente
bem organizados. Seu habitat natural ® a floresta de araucírias e, ao enterrar pinhÁes
para estocar alimento, a gralha-azul ajuda a semear a írvore. Em votação popular
realizada nos munic¡pios de Timbé do Sul e São José dos Ausentes (RS), ela foi eleita
mascote das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, passando a ser
instrumento lódico para divulgação de príticas sustentíveis nas atividades de
educação ambiental e comunicação social.