Publicada em 19 de Março de 2024

DNIT participa da programação do 32º Aniversário de São José dos Ausentes

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou, entre os dias 15 e 17 de março, da programação do 32º Aniversário de São José dos Ausentes (RS) e 5ª Festa da Batata e do Produtor Rural, evento realizado no Parque de Rodeios Hercilino Batista Nunes. A equipe de Gestão Ambiental das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC levou à comunidade informações sobre o empreendimento e a importância da conservação da natureza.

Houve distribuição de material informativo, jogos educativos, desenhos para colorir e histórias em quadrinhos. No estande, ainda foi disponibilizada ao público uma exposição fotográfica itinerante com 14 imagens retratando o andamento das obras, a biodiversidade da região e a execução dos Programas Ambientais.

A exibição de espécies taxidermizadas cedidas pelo Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel) também chamou a atenção de crianças e adultos. Foram expostos exemplares de animais silvestres nativos, como o mão-pelada, a gralha-azul, o gato-mourisco e o tamanduá-mirim, com o objetivo de divulgar os seus hábitos e características e alertar para a necessidade de preservação destas e outras espécies que são ameaçadas.

A secretária de Turismo e Cultura, Milena Santos Velho do Amaral, evidenciou o legado das atividades ambientais na rodovia e destacou o lançamento, em maio de 2024, do curta-documentário sobre o turismo na região. Coproduzido pela comunidade, o material audiovisual visa dar visibilidade aos atrativos naturais e à riqueza histórico-cultural dos municípios interceptados pela BR-285/RS/SC, com protagonismo dos moradores e suas narrativas locais.