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18 de Abril de 2022 Programas Ambientais

Canteiro de obras passa por processo de recuperação ambiental

Canteiro de obras passa por processo de recuperação ambiental
Com cerca de 95% dos serviços conclu¡dos no Lote 2 das obras de implantação e
pavimentação da BR-285/RS/SC, em Timbé do Sul (SC), avança também o trabalho de
desmobilização e recuperação ambiental das íreas de apoio utilizadas no
empreendimento sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT). As aºÁes visam recompor as caracter¡sticas destes locais levando
em consideração os seus aspectos ambientais, econmicos e sociais.

Localizado no km 42 da rodovia, no P® da Serra, o canteiro de obras do Consórcio
Construtor ® uma das íreas que está em fase de desmobilização, contando
atualmente apenas com o prédio administrativo, a central de res¡duos, o viveiro
florestal e o pítio reduzido para estacionamento. Jí foram retiradas estruturas como a
oficina mecónica, a rampa de lavagem e o posto de abastecimento dos ve¡culos. Desta
forma, em breve a írea poderí ser devolvida ao proprietírio e exclu¡da do
licenciamento ambiental, conforme apontado pelo Instituto Brasileiro do Meio
Ambiente e dos Recursos Naturais Renovíveis (Ibama). A equipe de supervisúo
ambiental acompanha as atividades com o objetivo de garantir a execução das
melhores príticas de controle e o efetivo cumprimento das especificaºÁes técnicas e
da legislação vigente. Uma lista de verificação ® aplicada em cada vistoria mensal, por
meio da qual avalia-se o cumprimento das exig¬ncias ambientais, destacando-se nesta
fase a preocupação com a correta destinação dos res¡duos contaminados e das
estruturas remanescentes. Jí o plantio compensatório foi conclu¡do pelo Consórcio
Construtor. Ao longo da operação do canteiro foi realizado o enriquecimento arbóreo
na margem do rio Seco, sendo plantadas ao todo 330 mudas de espécies nativas.

O mesmo processo serí empregado em outros locais licenciados, seja em ómbito
estadual ou federal, como as íreas de britagem, produção de concreto e de apoio
industrial (onde foram confeccionadas as peças pr®-moldadas para construção de
pontes e viadutos). Também súo recuperadas as íreas de depósito de material
inserv¡vel e bota-foras, sendo que oito delas jí foram plenamente regeneradas e
entregues aos proprietírios.